terça-feira, 25 de janeiro de 2011

E o perdão...

Quantas vezes tenho que perdoar se alguém pecar contra mim? Até sete vezes? Perguntou Pedro a Jesus, que respondeu: Não te digo até sete vezes, mas setenta vezes sete, respondeu Jesus...Mateus 18: 21-35

Perdoar muitas vezes é um peso para algumas pessoas. Essa passagem bíblica retrata exatamente como é o perdão e a compaixão perante aqueles que nos magoaram, bateram em nossa face etc., mas será que todos os dias estamos dispostos a perdoar não somente sete vezes, mas setenta vezes ?!?!


O perdão não é o mesmo que desculpar, quando apenas desculpamos podemos ainda deixar resquícios de mágoas em nosso coração, já o perdão é de coração, de coração limpo e sincero, sem hipocrisia. A palavra grega traduzida como perdoar significa literalmente cancelar ou remir, liberar, cancelar.


Quantas vezes pedimos perdão ao Pai? Certamente, ou deveríamos pedir todos os dias e várias vezes, pois a palavra de Deus diz que devemos reconhecer que somos pecadores, logo reconhecemos as nossas falhas e pedimos o seu perdão, mas por que, quando o nosso próximo nos pede perdão é tão difícil perdoar (reflexão)? Para nos perdoar Deus exige 2 coisas: fé e arrependimento sincero, e nós às vezes exigimos muito mais de alguém para liberar o nosso perdão, e sem direito algum, pois muitas vezes reconhecemos e enxergamos a falha do nosso próximo, mas não nos examinamos, quando na verdade a bíblia diz: “Examine-se o homem a si mesmo...” (I Coríntios 11:8) e “Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra...” (João 8:7). Não temos direito nenhum de não perdoar, não temos o direito nenhum de guardar magoas, mas a nossa carne que é fraca luta contra o espírito nos fazendo ir exatamente contra isso.


A bíblia diz que TODOS nós pecamos, mas pela GRAÇA somos perdoados e aceitos através da Cruz (Romanos 3: 23 e 24). Deus acredita em nós, todos os dias Ele nos perdoa e se realmente fomos transformados e justificados passamos a ser imagem e semelhança de Deus, logo temos o caráter de Deus, logooo pensamos e agimos como Ele, ou pelo menos deveríamos nos esforçar para isso já que temos o Seu Caráter, e assim também perdoaremos o nosso próximos, ainda que seja difícil, mas pela nossa força e vontade humana muitas vezes não conseguimos, mas existe a maneira correta para isso: temos acesso livre a Deus, e temos o Espírito Santo que é o nosso Consolador, que foi enviado para nos ensinar todas as coisas e nos fará lembrar de tudo que Jesus disse através da Palavra de Deus. (João 14:16)


Perdão: um ato de fé e de amor, quando liberado com sinceridade demonstra em nós o caráter de Cristo, pois Ele sofreu e foi humilhado pelos nossos pecados e ainda disse quando estava sendo crucificado: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..” (Lucas 23:34). Que lindo exemplo que o nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou sobre o perdão, isso me impacta e essa passagem nos faz pensar e refletir que, sem direito nenhum não perdoamos ou muitas vezes não perdoamos com sinceridade, pois na primeira oportunidade que temos corremos o risco de relembrar o fato que nos magoou.


Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também sou de Cristo”. (I Coríntios 11). Essa é a nossa maior receita, agindo assim e buscando ajuda do nosso Consolador que nos ensinará e nos lembrará todas as coisas teremos êxito ao liberar perdão: convide-o a dirigir TOTALMENTE os seus passos, ações e atitudes e conseguirá liberar perdão.


Aproveite e reflita sobre o ato de perdoar, quem precisa do seu perdão? Depois desse exemplo de Jesus será que não vale a pena perdoar, ainda que seja a mesma pessoa várias vezes?!? Não tenho dúvida disso! Mas será que pedir o perdão, já que também falhamos, pois disso também não tenho dúvida, não vai mover o coração de Deus?!?! Com certeza!


Tenha seu até de fé e arrependimento diante de Deus!!

Toda honra e glória seja somente à Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário